segunda-feira, 5 de março de 2012

A SEMENTE QUE GERMINA

(Pastoral acompanhando a leitura da Bíblia em 1 ano na IBVJ)
Desvendando o homem por trás da oração: Salmo 15.2

Qual a duração do seu culto?
A temática do salmista, quando reponde à pergunta "Quem permanecerá em ato de culto?" tem 4 argumentos. O primeiro deles foi: "Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração." Convém distinguir entre ação e ato, na hora de cultuar. O ato de culto é assinado, pessoal, emocional e intelectualmente. A ação nem sempre.

No ato de culto, Deus requer do adorador que seja "sincero". A origem dessa palavra pode remontar à Roma antiga, onde escultores desonestos usavam cera para cobrir as imperfeições das estátuas de mármore que esculpiam. O comprador era facilmente enganado, pois não percebia as falhas. Depois de um tempo, entretanto, as imperfeições vinham à tona e se descobria que era uma escultura "cum cera". Contrários à fraude, os escultores honestos faziam questão de ressaltar que suas estátuas eram "sine cera", ou seja, verdadeiras, autênticas, honestas.

No ato de culto, nossas falhas ficam evidentes a Deus, pois não podemos enganá-lo. Para que o culto tenha significado para nós, entretanto, nossas imperfeições precisam ficar visíveis a nós mesmos. Então, nossa adoração será verdadeira e abriremos nosso coração a Deus, arrependidos.

Nenhum comentário: