segunda-feira, 5 de março de 2012

O ADORNO DA ESPOSA DO PASTOR

(Pastoral refletindo sobre o dia da esposa de pastor)
Deus, em sua infinita sabedoria, deu-nos provas evidentes da importância da mulher para o seu reino. Nas Escrituras, elas mostram zelo, espírito sacrificial, dedicação no serviço do Rei Jesus, apoio aos apóstolos que promoviam a tarefa missionária e tantas outras coisas.
Muitas dessas mulheres foram por Deus separadas para uma árdua tarefa: ser esposa de um pastor. A fim de cumprir esse propósito, elas são adornadas por Deus com um enfeite especial, identificado pelo apóstolo Pedro, quando escreve acerca da beleza interior da mulher cristã, na quietude e mansidão diante de Deus:
“Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus...” (1Pe 3.5a). Explicando as referências às mulheres cristãs no texto, diríamos:
(1) Assim se adornavam traduz a palavra grega que deu origem à expressão “cosmético”, usada em nossos produtos de beleza. Portanto, tem o sentido de “embelezar”, “decorar” e, no sentido familiar, de aceitar o papel por Deus designado à mulher: companheira e auxiliadora.
(2) santas mulheres, em grego, traduz “consagradas”, “moralmente puras”, “separadas para Deus ou por Deus”. Não há beleza maior na vida do que a santidade!
(3) Diz-se acerca delas que esperavam em Deus, ou seja, aguardavam pacientemente o mover de Deus, na certeza de seu cuidado terno e misericordioso.
Sou muito grato a Deus por ter me dado uma esposa com o adorno celestial (para os que não sabem, minha esposa chama-se Celeste): companheira fiel e dedicada ao lar, apoiadora do ministério pastoral e santa, tudo isso acompanhado de uma beleza rara.

Foto: Pastor davi, esposa Celeste, filha Kariny, filho Arthur e sua namorada, Taliane.

Nenhum comentário: