sexta-feira, 2 de março de 2012

A SEMENTE QUE GERMINA

Pastoral acompanhando a leitura da Bíblia em 1 ano
Desvendando o homem por trás da oraçao: Salmo 15.1b


ALPINISTAS DE DEUS
"...quem morará no seu santo monte?" - insiste o salmista, refletindo sobre o ato de culto.
As montanhas fazem parte do cenário natural da Palestina, cuja configuração geográfica é a seguinte: há duas cadeias de montanhas que percorrem a Palestina de norte a sul e são: a continuação do Líbano, Cisjordânia, e a continuação do Antilíbano, a Transjordânia. Para o salmista, subir numa montanha para buscar a presença de Deus era algo natural. Fala-se tanto de montanhas, no Antigo Testamento, que podemos entender o fascínio que exercem sobre muitos grupos religiosos atuais, na hora de orar.
Não me parece correto advogar a necessidade de subir em montes, hoje, para orar "mais perto de Deus". Quem já visitou o interior de nosso belo pais, cujo horizonte plano impressiona, por exemplo, ficaria se perguntando: "E aqui, que farei para chegar mais perto de Deus?".
Fato é que não nos aproximamos de Deus "geograficamente". Razão pela qual as montanhas devem estar num segundo plano nas narrativas bíblicas. Hoje, nossa "montanha é um pouco diferente: "Agora, pois, oh Israel, o que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão...
1) que temas o Senhor teu Deus,
2) que andes em todos os teus caminhos,
3) que o ames,
4) que sirvas ao Senhor teu Deus de todo o coração e com toda a tua alma" (Dt 10.12)
Continuemos a subir essa montanha, diariamente, queridos.

Nenhum comentário: