quinta-feira, 21 de junho de 2012

A SEMENTE QUE GERMINA

Pastoral acompanhando a leitura da Bíblia em 1 ano na IBVJ

Desvendando o homem por detrás da oração: Salmo 17.4

FILOSOFIA DE NÃO-VIOLÊNCIA

Você já foi vítima de uma pessoa violenta? Nada mais desagradável... Pior mesmo é quando o "violento" é alguém que faz parte de sua vida religiosa (um pastor, um membro de sua congregação etc.).
   Segundo Marilena Chauí, "violência é um ato de brutalidade, sevícia [crueldade, sadismo] e abuso físico ou psíquico contra alguém..."*
   No salmo 17, o poeta traz uma observação pertinaz: "Quanto às ações dos homens, pela palavra dos teus lábios, eu me tenho guardado dos caminhos do violento" (Sl 17.4).
   Guardemo-nos, portanto, de vitimar alguém, tornando-nos, assim, em promotores da violência intrapessoal como, por exemplo, ao humilhar alguém, envergonhá-lo ou, mais grave, discriminá-lo.
   Quanto à condição de termos sido vitimados por pessoas violentas, o ideal é não revidar. Mansidão e humildade são gestos de grandeza maior no caráter cristão. Oremos por nossos ofensores e aguardemos em Deus a solução para o nosso dilema.

___________
* CHAUÍ, Marilena. "Uma ideologia perversa". Artigo publicado na Folha de São Paulo, 14/03/1999, Caderno "Mais", pp. 5-3

Nenhum comentário: