sábado, 18 de fevereiro de 2012

A SEMENTE QUE GERMINA

Desvendando o homem por trás da oração (Salmo 13.4)
O salmista pede a Deus para viver, "para que não diga o meu inimigo: prevaleci contra ele; e não se regozijem os meus adversários, vindo eu a vacilar."

Os inimigos que Davi tem em mente, no versículo 4, são pessoas reais, que sentem-se realizadas com o sofrimento dele, que veem na enfermidade  do salmista uma oportunidade de conquista.
A oração de Davi a Deus é que esses inimigos não tenham ocasião para tripudiar, desdenhar de sua condição, pois isso seria o mesmo que confirmar a incapacidade de Deus em ajudá-lo. O sábio, em Provérbios 26.17, confirma a tendência: "O homem vil suscita o mal; e nos seus lábios há como que um fogo ardente."  
Essa realidade pecaminosa descrita na Palavra de Deus sobre o comportamento dos que nos odeiam e querem ver nossa destruição (como o mundo, os ímpios, as potestades espirituais da maldade, etc.) não deve provocar em nós esse mesmo erro.
Jesus nos ensina a "orar e amar" nossos inimigos (Lc 6.27) e Paulo, a não alimentarmos desejos de vingança (Rm 12.18-21). Por mais difícil que isso possa parecer, é algo realizável, por causa do amor de Deus que foi derramado em nossos corações, por Jesus Cristo.

Nenhum comentário: