quinta-feira, 16 de junho de 2011

A PEDAGOGIA DA SALVAÇÃO

Alguém me pediu para repostar o esboço do sermão matutino relacionado à "PEDAGOGIA DA SALVAÇÃO" (o ministério divino de nos conduzir para a vida).

 TEXTO: HEBREUS 8.10-12

10. Porque este é o concerto que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei: e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo;
11. E não ensinará cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior.
12. Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.

1. A PEDAGOGIA DA SALVACAO É DIALÓGICA

= conversa
= comunhão
= leitura
= intimidade

2. A PEDAGOGIA DA SALVACAO É PACTUAL

= a iniciativa do pacto é de Deus
= o pacto implica num compromisso entre as partes (SER, nao TER)

3. A PEDAGOGIA DA SALVACAO É INTERVENCIONISTA

= lei
= ensino
= milagres
São "sombras" da maior intervenção de Deus: a ENCARNACAO

4. A PEDAGOGIA DA SALVACAO OCORRE EM NÍVEL DE CONSCIÊNCIA PESSOAL

= O entendimento/o coração: lugar-evento da salvação
= O respeito à individualidade (do menor ao maior)


5. A PEDAGOGIA DA SALVACAO OCORRE DE FORMA LONGÂNIMA E MISERICORDIOSA
= Quando Deus "se esquece"... (sua livre decisão de nos perdoar os pecados).

Abraços a todos os "Lactobacilos espirituais vivinhos da silva" jaguaribenhos, sendo conduzidos por Deus, sob a minha orientação, nesses tempos

Pastor Davi Freitas
Piabeta, RJ

Nenhum comentário: