segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Igreja e testemunho do evangelho

Inácio de Loyola, fundador da “Companhia de Jesus” teria dito, no intuito de combater a Reforma Protestante:


“Eu acredito que o branco que eu vejo é negro, se a hierarquia da igreja assim o tiver testemunhado”.

Essa triste realidade é cada vez mais presente na liderança eclesiástica. Vez por outra, tanto pastores como ovelhas que exercem liderança acham que suas palavras ou modelos de interpretação determinam a vida e as ações dos outros.

Uma coisa que aprendi, como pastor, é que o Espírito fala em nossos corações, muito antes de qualquer pessoa o fazer.

Cabe a nós, cristãos fiéis a Deus, nos libertarmos dessa miopia espiritual, a tal da obediência cega e irracional que muitos líderes de igrejas hoje pregam... E, do outro lado da equação, que muitas igrejas, também, querem impingir aos seus líderes.

Se você for uma ovelha no rebanho, faça como os cristãos de Beréia fizeram no seu tempo: "receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim" (At 17.11).

Se você for uma ovelha do rebanho, aja  como pediu Paulo aos romanos, viva cheio de bondade, cheio de todo o conhecimento e seja capaz de admoestar e ouvir admoestações (conselhos), com o auxílio da Palavra (Rm 15.14).

Mas se você for um pastor ou líder do rebanho, ore. Ore muito, para que "Tão somente te dê o Senhor prudência e entendimento para governares sobre Israel, e para guardares a lei do Senhor teu Deus" (1Cr 22.12).

Em minhas duas décadas de pastorado, tenho dito:
"Eu NÃO acredito que o branco que eu vejo é negro, se a hierarquia da igreja assim o tiver testemunhado”

Num mundo míope, supersticioso e insensível em que vivemos, aprendi que não há nada tão difícil do que liderar o rebanho "de Deus"... Se fosse meu o rebanho, com certeza, eu não teria mais forças para continuar. Mas como, debaixo do pastoreio do Senhor ressurreto, prossigo, posso orar. Orar muito. Para continuar.

E você, acredita "que o branco que vê é negro, se a hierarquia da igreja assim o tiver testemunhado”? Espero que não.

Nenhum comentário: