quarta-feira, 20 de outubro de 2010

AUXÍLIOS DIDÁTICOS: dialogo e açao, 24 OUT

O tema deste domingo, A expansão do evangelho, tem muito a ver com as alterações do espaço geográfico ao longo da história.

À época de Paulo vigorava no mundo um poder imperial, considerado "o mais importante para a civilização ocidental, em virtude de seus legado, muitos dos quais perduram até hoje" (MORAES, P.R. Geografia geral e do Brasil, ed. Harbra, p. 221)

Mas como era antes? Civilizações conhecidas que habitavam a Ásia Menor, sumérios, fenícios e babilônicos formaram cidades-estado politicamente independentes umas das outras. O território era organizado de forma a englobar a própria cidade e as áreas a ele adjacentes.

Era importante a figura do rei, que detinha o poder político. A configuração social e política dessas cidades-estado era formada por elites (reis, nobres, sacerdotes e militares).

Das cidades-estado aos impérios

Ao ocupar novos territórios, ao anexar outros territórios, ao expandir o próprio território, as cidades-estados cedem lugar a uma outra forma de organização espacial e territorial, ligados a um poder central: os impérios da antiguidade.

O império romano começou sua expansão a partir da cidade de Roma, na península itálica. Roma tornou-se a capital do império, que chegou a estender seus limites pela maior parte do mundo conhecido na época, ao redor do Mar Mediterrâneo.

Paulo, que possuía a cidadania romana, uma vez convertido (At 9), tornou-se o maior representante das missões cristãs. Em suas viagens, da Palestina para a Ásia Menor (Turquia atual - mapa acima), depois, alcançando a Europa, marcaram o sucesso espiritual da missão.

Para o império, a missão cristã era considerada algo desleal politicamente, sendo, portanto, constantemente considerada um ameaça punível com a morte.

Mas Paulo pôde utilizar-se das estruturas de base, mantidas pelo império (estradas, teatros, praças etc.), para cumprir sua missão: tornar o evangelho de Cristo conhecido no mundo.

As datas aproximadas da vida e ministério de Paulo:

-Por volta do ano 5: nascimento em Tarso.
- Por volta do ano 11: começa a frequentar a escola da sinagoga.
- Por volta do ano 35: a “conversão”.
-Anos 46 a 48: primeira viagem
-Anos 49 a 52: segunda viagem
-Anos 53 a 57/58: terceira viagem
-Anos 59 a 62: quarta viagem
-Anos 64-68: martírio, em Roma.


Nenhum comentário: