quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Comentando a lição de 15 de agosto - DIALOGO E ACAO

EBD 7 - Em busca da verdade


O estudo do próximo domingo, 15 de agosto, para a classe de adolescentes que utiliza a revista Diálogo e Ação, trata da natureza do ensino do evangelho, ou seja, como Verdade (Cristo) que liberta,  ou como Mentira (falsos ensinos) que aprisionam


Texto bíblico: 1João 4.1-6
Texto para memorizar: Filipenses 1.9

Será uma ocasião de demonstrar aos alunos que outros interesses (materialistas e pessoais) estão por detrás de muitas religiões e manifestações religiosas.

Na dinâmica inicial, podem ser usadas frases que destacam a mentira como meio...

“O pecado possui muitas ferramentas, mas a mentira é o cabo que se encaixa em todas” (Oliver Wendell Holmes, 1841-1935, juiz associado da Suprema Corte dos Estados Unidos, de 1902 a 1932).

“... uma mentira que é meia-verdade é a mais negra das mentiras, pois uma mentira que é totalmente mentira pode ser identificada e confrontada diretamente, mas uma mentira que tem uma parte da verdade é muito mais difícil de ser combatida” (Alfred Lord Tennyson, 1809-1865, poeta inglês, uma das maiores figuras da Era Vitoriana).

 “Por meio de uma mentira, o homem anula sua dignidade como homem” (Immanuel Kant, 1724-1804, filósofo alemão).

“A contínua repetição de uma mentira não a torna verdadeira, mas consegue convencer muitos que é verdade, especialmente quando se consegue abafar quase todos os esforços de expô-la como mentira” (Shapley R. Hunter, político norte-americano).

TESE: Quem promove o ensino verdadeiro na igreja é o Espírito Santo:

É o Ajudador do crente
Procede de Deus
Dá testemunho de Cristo


Por outro lado, os que proferem falsos ensinos (que João chama "ESPIRITOS") - são réus de condenação e de juízo

Confira o extrato do texto abaixo:

Sempre haverá pessoas que se aproveitarão da boa fé dos outros, de sua ingenuidade, de sua inexperiência. Na Bíblia, aqueles que assim procedem dentro das fileiras do cristianismo são chamados “falsos apóstolos”. Essa parece ser esta a estratégia de todos os inimigos do povo de Deus. Prega-se hoje um “outro” evangelho, caracterizado pela ausência de doenças, pela prosperidade econômica, pela reorganização social e política. Os falsos pregadores do evangelho salvador de Deus estão debaixo de grave advertência. A mensagem de Deus não pode ser mudada. Infelizmente, vemos essas coisas acontecerem em nossos dias, quando pessoas afirmando ser porta-vozes de Deus, irresponsavelmente, agem no meio da igreja, trazendo dor e confusão, impedindo, por causa de seu comportamento, que outros creiam em Cristo.
Só os mensageiros que anunciam com integridade o evangelho da salvação, que liberta o homem do poder do pecado, podem assumir o verdadeiro papel do ensino bíblico.

Nenhum comentário: