quarta-feira, 9 de junho de 2010

EBD - Diálogo e Ação - Lição 11 (Comentários do autor)



(Temas para discussão em classe)




Lição 11 - A vitória do bem

Uma coisa emerge do estudo dos capítulos 17, 18 e 19 do Apocalipse:
Por maior que seja o império do mal (em quaisquer formas que tome e em qualquer época),
ele será desbaratado pelo soberano Deus.

O MAL IDENTIFICADO

Na época do escritor do Apocalipse (final do primeiro século da era cristã), Roma simboliza um governo mundial.

O professor deve usar um mapa da janela 10/40, muito usado para descrever o maior desafio missionário do mundo atual, para identificar hoje, esse império: o norte da África, a Palestina, atual Turquia e os países europeus ao redor do mediterrâneo.

A mulher da visão é a cidade de Roma, a "grande Babilônia" (eufemismo e, ao mesmo tempo, um código claramente decifrado pelos leitores cristãos)


Vale a pena tentar identificar expressões atuais desses males praticados pelo império romano:
1) A prostituição cultual (idolatria e imoralidade andavam juntas)
2) O espetáculo do martírio dos cristãos e dos povos escravizados (o espetáculo esconde as facetas do terror... mais ou menos como os miseráveis e pobres são "alienados" dos seus problemas nos grandes estádios de futebol... Uma olhadinha econômica nos arredores da copa do mundo na África do Sul identifica esse cenário...)
3) Ganância desenfreada (todas as garantias que o dinheiro podia comprar eram destinadas aos romanos, sem jamais levar em conta os povos conquistados... Um olhar no mundo globalizado em que vivemos oferece um parâmetro de comparação bem viável...)

O MAL DESBARATADO

O capítulo 18 traz o enunciado divino com a punição do mal... "Deus se lembrou das iniquidades dela..." ou seja, deu-lhe a paga pelos seus atos.
Penso muito nessa situação, hoje. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Tal criação impõe à criatura responsabilidades sérias. Não podemos escapar dessas responsabilidades, "refletir a imagem santa e pura de Deus", por mais que queiramos. Cada pessoa há de prestar contas a Deus.

UMA PALAVRA CONSOLADORA

O capítulo 19 tem como proposta trazer consolo e esperança aos cristãos que sofrem sob os auspícios do mal, em todas as suas formas. Somos peregrinos nessa terra, destinados para a eternidade, lugar de descanso e adoração. Lugar de bem-aventurança.

Bom estudo.

Nenhum comentário: