sexta-feira, 26 de março de 2010

"...nem todas as verdadeiras [coisas] devem ser ditas a todos os homens..."


Esta frase, de Clemente de Alexandria, aparece numa de suas cartas. 
Nascido por volta do ano 150, em Atenas, e falecido em 215, foi um dos primeiros Padres da Igreja. Apologista (um defensor da fé cristã), ele se dedicou a esclarecer os pontos de consenso e de dúvida entre a filosofia grega e o nascente cristianismo. Ensinou em Alexandria, terreno de especulações filosóficas e teológicas e ambiente fértil, onde semeou a doutrina cristã.


Ele tenta explicar porque Marcos precisou censurar partes de uma obra conhecida como "O Evangelho Secreto de Marcos" ao escrever "O Evangelho canônico de Marcos" (que está em nossas Bíblias).
Ele combatia uma seita de sua época (os Carpocracianos) que ensinava heresias a partir de suas conclusões do Evangelho "secreto" de Marcos.
Clemente argumenta que o texto de Marcos que temos em nossas Bíblias é mais "espiritual"...
Muitos estudiosos insistem que Marcos não é o texto original, mas uma redução do original (o Evangelho Secreto de Marcos).


Discussões à parte,
1) O caráter sintético de Marcos atesta sua antiguidade (é o primeiro Evangelho canônico a ser escrito).
2) Existiam outros tantos "Evangelhos" circulando nos tempos pós apostólicos, ainda que entendemos não serem "inspirados por Deus", muitos deles usando o nome dos apóstolos na forma de um pseudônimo.
3) Com a frase de Clemente, aprendo a cuidar melhor dos alunos que me ouvem. 
Professores há que, não atentando para isso, provocam nos alunos reações tão fortes que impedem seu desenvolvimento intelectual, com medo de perderem-se do caminho da fé.


Se você é, como eu, um professor de conteúdos bíblicos, aprenda com Clemente a cuidar dos ouvidos santos deles, preservando-lhes de interpretações escandalosas e, muitas vezes, heréticas, por simples orgulho.


Paz.













Nenhum comentário: