sábado, 9 de janeiro de 2010

As lições do Apocalipse para hoje - parte 1

Passado, presente e futuro se entrelaçam no Apocalipse, deixando ensinamentos decisivos para o nosso destino. Mitchell G. Reddish aponta sete temáticas principais, no comentário bíblico Revelation (Smyth & Helwys Publishing, 2001). 


Nesta primeira parte, comentamos 4 delas:


Lição número 1: 
DEUS É SOBERANO (Ap 1.8)
Segundo Reddish “Nenhum outro tema é mais central no Apocalipse do que a convicção de que Deus tem o poder supremo em todo o universo”. Todas as vezes que o profeta faz menção ao ato criador ou à posição central do Senhor no trono celestial ele faz referência a essa condição (por exemplo, 4.2,11; 20.11). É um tema presente nos louvores e no culto: “O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo” (Sl 103.19).
Há, entretanto, uma diferença radical entre o Senhor Todo-Poderoso e os dominadores do mundo daquela época, os romanos: o governo de Deus não é coercitivo, forçado, imposto pelo uso da força e da opressão, como fazia o império. Deus exerce o controle da história de modo a interagir com ela, sacrificar-se por ela, ansiando por uma relação de amor, de aceitação voluntária de seu reino por parte dos homens.


Lição número 2: 
DEUS EXIGE ADORAÇÃO EXCLUSIVA (Ap 7.11,12)
Advertências ocorrem por todo o Apocalipse quanto aos perigos da idolatria (por exemplo, pela participação no culto ao imperador, nos rituais de prostituição cultual, ao comer comidas sacrificadas a ídolos). É assim porque o Senhor é o único e verdadeiro Deus, o único digno de receber a glória e a honra e o poder.
O Apocalipse nos ensina que a sociedade em que vivemos produz uma aparente religiosidade, permeada de idolatria, que é falsa. Deus não está nela. Se analisarmos o mundo atual, encontraremos, facilmente, outros “impérios” que promovem esses efeitos, como o império do entretenimento (nos diversos meios de comunicação) tem promovido idolatria, prostituição e abominações por todo o mundo.


Lição número 3: 
A POSIÇÃO EXALTADA DO SENHOR JESUS (Ap 19.11-18)
Fica evidente nos escritos desta profecia que Jesus Cristo ocupa, depois de sua missão redentora na cruz, uma posição exaltada. Reddish nos adverte que Jesus e Deus recebem quase as mesmas palavras de louvor e adoração nos capítulos 4, 5 e 7.
Mas é nas designações de Jesus, por todo o livro, que encontramos pistas da condição de Cristo como Senhor e Rei, aguardando o tempo de seu retorno:
¨ A fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra – 1.5
¨ O Alfa e o Ômega – 1.8; 22.13
¨ O Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus – 3.14
¨ O Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi – 5.5; 22.16
¨ O Cordeiro – 6.1; 14.1,4; 19.7-9; 21.22; 22.1,3
¨ Senhor e Cristo – 11.15
¨ Rei dos séculos – 15.3
¨ O Verbo de Deus – 19.13
¨ Reis dos reis e Senhor dos senhores – 19.16
¨ A resplandecente estrela da manhã – 22.16


Lição número 4: 
A SALVAÇÃO NOS ESTÁ ASSEGURADA (Ap 7.10; 12.10,11; 19.1-3)
A salvação é, no Apocalipse, apresentada de modo tríplice:
¨ Resposta ao clamor da igreja perseguida: “e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro” (7.10).
¨ Uma certeza, pela antecipação do reino de Deus: “Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo” (12.10).
¨ A consumação do juízo divino contra o pecado e o mal: “Aleluia! A salvação e a glória e o poder pertencem ao nosso Deus; porque verdadeiros e justos são os seus juízos...” (19.1,2).
continua...

Nenhum comentário: