segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

As lições do Apocalipse para hoje... parte 2

Reddish (Smyth & Helwys Publishing, 2001), ainda, destaca na teologia do Apocalipse dois temas importantíssimos:


Lição número 5:
TODO O UNIVERSO HÁ DE ENFRENTAR 
O JULGAMENTO DE DEUS (6.10; 11.18; 16.5; 18.8; 19.11; 20.12,13)
A grande lição do Apocalipse é que ninguém escapará do juízo divino. Nem os anjos rebeldes nem os homens incrédulos poderão escapar. O Apocalipse desafia a falsa noção de que, depois da morte, não existe nada. O profeta fala do “tempo de serem julgados os mortos” (11.18).
No Apocalipse, declara-se, na adoração, a intrínseca relação entre a justiça e a santidade de Deus: “Justo és tu, que és e que eras, o Santo”; e, também, “ó Senhor Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos” (16.5,7).

Lição número 6: 
DEVEMOS VIVER COM ESPERANÇA
Claramente, no Apocalipse, afirma-se um futuro diferente, novo, e melhor. Espera-se, confiantemente, pelo dia em que toda a dor cessará, toda a lágrima será enxugada, onde a felicidade plena existirá.
Essa mensagem ganha relevância tremenda, diante das dificuldades que todos enfrentamos, hoje em dia. O cristão pode e deve viver esperançoso, por mais difícil que seja o seu viver.
Foi o apóstolo Pedro que colocou em evidência essa verdade, quando afirmou: 
“sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo; na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações, para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória” (1Pe 1.3-8).
Essa é a maravilhosa mensagem do Apocalipse de João. E felizes somos nós, os que lemos, ouvimos e cremos em cada promessa feita.


Pastor Davi Freitas
JUERP, RJ 

Nenhum comentário: