terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Apocalipse 7: Descobrindo as verdades de Deus

A vitória dos fiéis
Apocalipse 7.1-4,9-17

No Brasil, graças a Deus, estamos livres de furacões. Temos fortes tempestades tropicais, ventos que causam muitos danos, mas, furacões não fazem parte de nossa vida. Uma coisa interessante sobre os furacões, é que, normalmente, eles têm uma região chamada de olho, onde ar úmido está afundando em direção a terra. O olho pode chegar a 50km em diâmetro. Você sabia que o tempo dentro do olho de um furacão pode ser calmo e agradável? Frequentemente, as pessoas acabam se enganando com essa calmaria e saem de seus abrigos pensando que a tempestade já passou.

No capítulo 7 de Apocalipse, João tem uma imagem que muito se assemelha à situação dentro do olho de um furacão. Deus executara seus juízos contra a impiedade, na abertura do sexto selo (a tempestade da tribulação) mas, ao mesmo tempo, guarda os seus, antes da abertura do sétimo selo, que prepara o cenário para a visão das sete trombetas.

Essa condição de segurança, onde o povo de Deus passa ileso pelas tribulações, como no olho de um furacão, é o assunto do capítulo 7 que é, na verdade, um interlúdio entre a abertura do sexto e do sétimo selos.

Ao profeta, Deus faz ver duas situações especiais. A primeira (7.1-8) é a selagem dos mártires da tribulação que está por vir, antes do fim dos tempos. A segunda (7.9-17) é o resultado da selagem dos seguidores fiéis a Cristo.

A PRIMEIRA VISÃO:
OS SALVOS NA GRANDE TRIBULAÇÃO
(7.1-4)

A profecia bíblica desses difíceis momentos de tribulação e de provação está em acordo com várias passagens escatológicas como, por exemplo, Mateus 24.4-14, 2Tessalonicenses e Apocalipse 13.6,7.

“quatro anjos... retendo os quatro ventos da terra” (v. 1). A imagem de quatro ventos como agentes de destruição, da parte de Deus tem estreita relação com Daniel 2.2,3. Um olhar na história da humanidade há de revelar que, de tempos em tempos, os homens vivem um período de grande tribulação e provação. Por isso, podemos estar certos que uma grande tribulação nos aguarda, no futuro. Essa situação faz parte da aplicação do juízo divino sobre a humanidade pecadora. Essa série de eventos são os componentes das visões dos selos, das trombetas e das taças.

“o anjo... com o selo do Deus vivo” (v. 2). Ele representa, aqui, o portador autorizado e autêntico da mensagem divina, confirmando para os ouvintes (e para nós, leitores) que Deus está no controle dos eventos.

O SELO DE DEUS: PROMESSA DE PROTEÇÃO
(V. 3,4)


“Não danifiques a terra... até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus” (v.3). A principal função desta visão é assegurar aos salvos uma condição de protegidos por Deus, durante o período de tribulação. A imagem tem forte ligação com o texto de Ezequiel 9.1-4, onde se afirma a imposição de uma marca na testa como sinal de proteção contra o julgamento divino.

“o número dos que foram assinalados com o selo, cento e quarenta e quatro mil” (v. 4). Alguns entendem que, por causa da menção das tribos, o texto fala da conversão de judeus no período da tribulação. Não penso assim: O predomínio do simbolismo na literatura apocalíptica sugere outra interpretação. Formam o somatório de todos os servos de Deus, o povo de Deus em sua plenitude, os redimidos pelo sangue do Cordeiro, selados por Deus para sua proteção, composto de judeus e gentios.


A SEGUNDA VISÃO:
UMA MULTIDÃO INUMERÁVEL DE SALVOS NOS CÉUS
(7.9-17)


Nesta visão, João tem a oportunidade de ver o povo de Deus, que vivenciou a tribulação (V. 14), mas que agora está na presença gloriosa do Cordeiro.
Trajam vestes brancas, simbolizando sua condição glorificada, de imortalidade (conferir 3.5), e trazem nas mãos ramos de palmeiras, simbolizando vitória e gratidão (Conferir João 12.13).

A HABITAÇÃO CELESTIAL:
LUGAR DE LOUVOR E ADORAÇÃO


O destino dos fiéis a Cristo é a ênfase dessa visão: todos seremos colocados diante do Altíssimo para adorá-lo por toda a eternidade. Esta é a vitória que buscamos.
O que é preciso fazer para chegar a essa condição? João responde: eles “lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro”.

Você já entregou seu coração a Cristo, permitindo que ele purifique sua vida do pecado? Pois é assim que podemos ser salvos e, também, selados por Deus para aquele dia em que toda a humanidade será chamada a juízo perante o Criador.

O selo de Deus nos permite resistir, na tribulação, no sentido de manter acesa a esperança daquele dia em que estaremos para sempre com ele.

O Apocalipse deixa claro que haverá mártires cristãos que sucumbirão: “vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram” (6.9). Mas, para o nosso consolo, Deus revela-se como aquele que “os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (7.17)

Estar diante do trono para servir a Deus deve ser nossa aspiração maior. Infelizmente, muitos cristãos são levados apenas pelos apelos deste mundo e, então, sentem-se incapazes de resistir ou permanecem abatidos com as tribulações. Nossa canção deve ser: “Salvação ao nosso Deus... e ao Cordeiro” (7.10).

Já cantou hoje?

Nenhum comentário: