terça-feira, 13 de março de 2012

A SEMENTE QUE GERMINA


(Pastoral acompanhando a leitura da Bíblia em 1 ano na IBVJ)
Desvendando o homem por trás da oração: Salmo 15.5

Vivemos dias difíceis, mas paira no ar uma sombra de destruição e dor para as gerações futuras. A humanidade se desumaniza a cada dia, afastando-se do Criador e de sua adoração por causa dos pecados da usura (lucro proveniente de juros exagerados) e corrupção.
Muitos políticos que se dizem crentes nao passariam no teste de qualidade que aparece no último argumento do salmista respondendo à pergunta "Quem permanecerá em ato de culto?"
Teria o salmista uma agenda política neste versículo, visando às necessidades das reformas políticas e institucionais entre os seus pares?
A verdade é que a maioria de nós prefere cultuar fechando os olhos para esta complexa questão, acreditando que ela não interferiria em nossa adoração. O resultado é uma dicotomia:  religião e politica em palcos separados e em momentos separados.
O ideal da igreja (corpo de Cristo) deve ser ir a Deus em adoração e apresentar-lhe nossa vida e compartilhar com ele nossos caminhos (as escolhas que fazemos conforme ele orienta no culto que recebe).
Se isso não for uma agenda política, o que será ?

Se alguem quiser se aprofundar
Thompson, John B. Political scandal power and visibility in the media age. 2000.

Nenhum comentário: