terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O NATAL MAIS ESPERADO


O que o Natal tem a ver com missões?
Ando lendo por esses dias um carinha que discorre sobre a noção de pré-prazer. É uma expectativa, uma antecipação do sentimento de prazer, alimentado pela nossa imaginação.
Tudo o que acontece no mundo à nossa volta tem um impacto sobre nós. No campo da imaginação, habitamos o mundo que percebemos com os nossos sentidos. É assim que nos preparamos para entender o nosso lugar em relação aos demais. Quem de nós, afinal, nunca se imaginou um “mocinho” dos faroestes (falo da minha geração em diante, com mais de 40), um artista famoso (falo das novas gerações, com menos de 20) ou outra atividade qualquer, que admiramos?!
Neste texto, sugiro que usemos nossa imaginação para nos vermos no papel de missionários de Cristo.
SITUACAO 1
Imaginemo-nos em trabalhos missionários diários, onde teríamos que produzir um sentimento de prazer no encontro com o outro que evangelizamos. Será que encontraríamos em nosso interior o mesmo prazer que Paulo tinha em comunicar o evangelho, fazer amizades e nutri-las com palavras de encorajamento e de esperança?
SITUACAO 2
Imaginemo-nos como arderia o nosso coração missionário por causa da “paixão pelas almas”, pelo desejo de ver pessoas serem salvas por Jesus, quando cressem nele. Será que encontraríamos em nosso interior a mesma compaixão que Jesus tinha pelas multidões famintas (de pão e de Deus!)?
SITUACAO 3
Imaginemo-nos como seríamos gratos a Deus e à mordomia dos muitos cristãos que contribuem por podermos pregar o evangelho, nos mais difíceis lugares, com a tranquilidade de saber que não nos faltará o pão de cada dia e as condições materiais para a obra.
E se fosse o contrário?! Permitiríamos ao nosso ministério a amargura e o abatimento de não poder levar a obra de Deus avante por causa da irresponsabilidade de outros cristãos omissos diante da mordomia?!
Colocar a imaginação para funcionar pode nos levar ao entendimento de como é importante para o missionário, nos campos, saber que pode contar com nossas contribuições, nossas orações e nossa empatia.
Se ele puder trabalhar melhor, se suas condições melhorarem, devido ao nosso apoio, Cristo poderá nascer no coração dos homens... Não é esse o Natal mais esperado?

Nenhum comentário: