terça-feira, 12 de julho de 2011

Matéria-prima para o nosso bem

Estava lendo um texto interessante. Foi escrito pela psicóloga Elisabete Bifano para a revista Compromisso.. Fala de perdas e como nos afetam. Também traz uma explicação legal.

Ela descreve os sentimentos que temos, quando experimentamos perdas:
1) a negação, 2) a culpa, 3) o remorso, 4) a ira, 5) a impotência, 6) a depressão. Explica que, quando superamos, vem: 7) a aceitação. Não acontecem em sequência, uns duram mais e outros menos. Às vezes, duram bastante tempo e isso atrapalha a gente no dia-a-dia. 

Ela diz: "Mas não podemos viver para sempre com eles. Nosso consolo, nossa força vem de Deus (Rm 8.5,6,37-39). Para retomar a caminhada, é necessário colocar todo o passado, o que foi bom ou ruim, aquilo que você imagina que poderia ter feito, ou não, nas mãos de Deus. Precisamos entregar-lhe todos os fardos, toda a culpa, toda a ira e tristeza para poder prosseguir."

Espero que ele lhe traga a ajuda que trouxe para mim, quando o li, na época em que senti muito a falta de meu irmão Samuel, vítima de um aneurisma cerebral, há uns 14 anos...

Sempre experimentaremos perdas. É inevitável... Mas podemos descansar e confiar que Deus sempre vai arrumar um jeito de usá-las como "matéria-prima" para o nosso bem, no fim de tudo.

Amamos vocês, eu, a Cel, o Tu e a Kariny, a família pastoral de Vila Jaguaribe.

Nenhum comentário: