segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Esboços de sermão_2011_003_Gálatas (Pr Davi Freitas)



Continuando a empreitada dos esboços, a quem interessar possa, eis o TERCEIRO sermão em Gálatas:

Sermões em Gálatas – 16 de fevereiro
Pregado na IB em Vila Jaguaribe, Piabetá, RJ

003/2011
Meu passado para a glória de Deus
Gálatas 1.11-24

Introdução
O passado de pecado não perdoado iguala os homens numa categoria: a das pessoas que têm, dentro de si, neutralizada a potencialidade criativa para a relação saudável com Deus, consigo mesmo e com os demais.
Mas, à luz do perdão recebido, o passado de pecado pode se tornar um poderoso instrumento de glorificação a Deus.

O EXEMPLO DE PAULO
Ele poderia ser engolido por uma onda de depressão e tristeza, ao lembrar de suas atitudes hostis para com a igreja. Ele diz que “perseguia a igreja e a assolava”, isto é, buscava a sua destruição (1.13).

Ele poderia ser engolido por uma onda de depressão e tristeza, ao perceber que agia errado, com um zelo (ardor) mal direcionado. Ele diz:  “Na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais” (1.14).

MAS
1. Não se deixou vencer pela tristeza e depressão...
2. Não se prendeu às memórias ruins do passado religioso,
3. Manteve sua "singularidade", aquela fagulha que mostrava seu potencial único e pessoal, e que o distinguia de todos os demais fariseus.

SE PAULO SAIU DESSA ENRASCADA, NOS TAMBÉM PODEMOS FAZER COM QUE NOSSO PASSADO SEJA USADO PARA A GLÓRIA DE DEUS...

MEU PASSADO PODE SER USADO PARA A GLÓRIA DE DEUS...
1. Se criar/fomentar UMA CONEXÃO com a pessoa que está sendo evangelizada/ ou evangeliza comigo
= somos irmãos de fé... sofremos uns com os outros e por causa uns dos outros;
= por causa dessa conexão, podemos nos identificar com os que sofrem como sofremos, no passado.

MEU PASSADO PODE SER USADO PARA A GLÓRIA DE DEUS...
2. Se for (para o outro que me vê) UM PARADOXO com o presente
= eu mudei, não sou mais assim

MEU PASSADO PODE SER USADO PARA A GLÓRIA DE DEUS...
3. Se notarem AS MUDANÇAS na minha vida
= eu ajo diferente, mostro que mudei, me arrisco

MEU PASSADO PODE SER USADO PARA A GLÓRIA DE DEUS...
4. Se GLORIFICAREM A DEUS   (comigo em mente)
= eles sentem que mudei, reconhecem Deus em minha vida e me dão uma segunda chance

CONCLUSÃO

=> Não se deixe destruir, criativamente e no quesito do serviço a Deus, enfatizando problemas vividos no passado;
=> Enfatize as coisas boas que Deus está realizando em sua vida no presente, e seja grato a ele por tudo;
=> Olhar o passado vale a pena, se a análise for em cima dos contextos histórico-sociais que o produziram, a fim de aprender e evitar repetir erros;
=> Somente glorificaremos a Deus se olharmos para as pessoas no presente, mas de uma forma solidária e integradora, e não condenatória e belicosa.

Você topa?

Nenhum comentário: