quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Comentando a lição de 20 de fevereiro - Diálogo e Ação

Lição 8
Deus Espírito Santo, o Ajudador
João 16.7-14

Muito bem apresentados pela lição a questão do Espírito no Antigo e no Novo Testamentos.Vale a pena enfatizar essa habitação permanente do Consolador no crente, hoje.
Também, a diferenciação entre o DOM (o próprio Espírito) e os DONS (as capacitações dadas pelo Espírito) para a edificação do corpo de cristo, a igreja.
De minha parte, deixo um extrato do comentário que escrevi da epístola aos Gálatas, que descreve a ação "libertadora" do Espírito, que nos trouxe para a luz de Cristo e ilumina nossas mentes para viver agradando a Deus. Ei-lo:
    
   "Paulo dá muita ênfase ao “Espírito de Cristo” (Gl 4.6). Com isso quer dizer que Cristo se faz presente e atuante na relação do crente na pessoa do Espírito Santo. Nessa passagem de Gálatas, encontra-se a doutrina da habitação plena do Espírito Santo no salvo. É o Espírito Santo o agente da salvação. O doador da vida e o mantenedor da condição livre do cristão.
   É a partir da libertação da escravidão que o homem pode realmente escolher a quem servir. No caso, ao optar pela fé em Cristo, ele escolhe voluntariamente servir a Deus, e o faz com prazer. Somos, assim, transportados de um reino (das trevas) a outro (da luz), do império do pecado para o reino de Cristo.
   Em suma: antes de crer, o homem é escravo do pecado, está debaixo da maldição da lei, que resulta na morte. Pela fé em Cristo, que tem como fundamento a presença purificadora do Espírito, o pecador é libertado desta condição, e, assim, pode escolher servir a Deus, abandonando sua antiga maneira de viver. Pode, enfim, viver na dependência do Espírito, em sua nova condição: “herdeiro por Deus” (Gl 4.7).
   O homem é um ser complexo. Ciência, arte, economia, política e religião, juntos, influenciam nossa personalidade, mesmo a nova natureza que recebemos do Senhor. Ser cristão é ter valores superiores, emanados do próprio Deus, em sua Palavra, com ciência, prazer pela vida, altruísmo e fé. Devemos lutar para preservar a liberdade conquistada, pois o Senhor nos libertou do pecado. Isso implica numa “nova lei” ou moralidade (5.14). O Espírito Santo atua, agora que fomos libertos, em nossa consciência. Isso significa, literalmente, adotar uma nova perspectiva de vida: somos livres para servir, a Deus a ao próximo, sob o estigma do amor."


Extratos do livro "Libertos para servir - comentário bíblico de Gálatas"
Pedidos: pastordfc@gmail.com

Atividades em classe:
1) Pedir que apontem em ambos os Testamentos atuações do Espírito Santo, comentando as passagens;
2) Debate sobre os dons: é uma lista "fechada" ou "podem surgir novos dons, de acordo com a necessidade da igreja"?
3) Como os adolescentes se autoavaliam no quesito dons espirituais? Onde sentem vontade de trabalhar? Está de acordo com o dom que receberam de Deus?

Nenhum comentário: