quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Comentando - Diálogo e ação, lição 9: A IGREJA NO MUNDO

O autor traça em linhas gerais a história da igreja, para chegar ao que somos hoje, como batistas, uma congregação de crentes salvos e com autonomia local.

Para facilitar um pouco mais, faço um resumo dos séculos que antecederam a Reforma:
Espero que os ajude, queridos leitores.

Leituras sugeridas: (para uma boa monografia)
1. ALBERIGO, Giuseppe. A igreja na História. São Paulo: Paulinas, 1999.
2. BETTENSON, H. Documentos da igreja cristã. São Paulo: ASTE, 2001.
3. CAIRNS, Earle E. O cristianismo através dos séculos: uma história da igreja cristã.  2.ed. São Paulo: Vida Nova, 1995.
4. DEANESLY, Margaret. História da igreja medieval: de 590 a 1500. São Paulo: Custom, 2004.
5. DREHER, Martin N. A igreja no mundo medieval. São Leopoldo: Sinodal, 1994. Vol.2.
6. ELWELL, Walter A.(ed.). Enciclopédia Histórico-teológica da Igreja Cristã. São Paulo: Vida Nova, 1990. 3 vols.
7. GEORGE, Timothy. Teologia dos Reformadores. São Paulo: Vida Nova, 1993.
8. GONZÁLEZ, Justo L. E até os confins da Terra: uma história ilustrada do cristianismo. São Paulo: Vida Nova, 1981. Vols 1 a 5.
9. MATOS, Henrique Cristiano José. Introdução à História da igreja. 5ª ed. Belo Horizonte: O Lutador, 1997.
10. MOLLAT, Michel. Os pobres na Idade Média. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
11. PIERRARD, Pierre. História da Igreja. São Paulo: Paulinas, 1982.
12. TILLICH, Paul. História do pensamento cristão. 2ª ed. São Paulo: ASTE, 2000.
13. URLBUT, Jesse Lyman. História da igreja cristã. São Paulo: Vida, 1979.
14. VALCHEZ, André. A espiritualidade na Idade Média Ocidental: séculos VIII a XIII. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
15. EUSÉBIO, Bispo de Cesareia, 265-340. História Eclesiástica, São Paulo: Paulus, 2000.
16. WALKER, W. História da Igreja Cristã. Juerp/ASTE, 1980. 

Século   Conceito            Informações
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I          Igreja primitiva 
                                          Seguia a tradição apóstolica da mensagem evangélica
                                          Apóstolos e discípulos Perseguidos pelo Império Romano (Nero, Domiciano)
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II -        Pais apostólicos -    Bispos que seguiam um cristianismo "de moralidade simples, elevada e severa" (WALKER, W. História da Igreja Cristã, p. 62) e que supervisionavam as igrejas, espalhadas pela Ásia Menor e muitos dos quais sofreram martírio pela defesa da fé (Apologistas);
                                     - Escreveram cartas às igrejas, como fazia Paulo.
                                     - Por volta de 160, o "episcopado" monárquico tinha-se tornado quase universal,  lembra Walker (Op. Cit. p.69)

"Os 'Pais da Igreja' são, portanto, aqueles que, ao longo dos sete primeiros séculos, foram forjando, construindo e defendendo a fé, a liturgia, a disciplina, os costumes e os dogmas cristãos, decidindo assim os rumos da Igreja" (apresentação da obra "História Eclesiástica/Eusébio de Cesareia, editora Paulus, p. 7)

Exemplos:
- Clemente de Roma (93-97 d.C.), contemporâneo do apóstolo João.
- Inácio, bispo de Antioquia - condenado por ser cristão nos últimos anos do reinado do imperador Trajano (110-117 d.C.)
Escrevando aos romanos, antes de seu martírio, teria dito:
“Pedi em meu favor unicamente a força interior, a fim de não apenas falar, mas também querer,  de não apenas dizer-me cristão, mas de me manifestar como tal. Pois, se me manifestar como tal também posso chamar-me assim e ser fiel, na hora em que já não for visível para o mundo” (Inácio de Antioquia - Aos romanos – Cap. IV)

OBS.: Lembra-nos Walker (Op. Cit., p. 86) que na última parte do século II, dava-se já o nome de "Igreja Católica" (do grego, katholikos, i.e., "universal"). Ele diz: "A palavra católica foi usada pela primeira vez por Inácio (escrevendo aos Esmirneus) tendo-a empregado no sentido platônico de "universal", em contraste com particular. Pouco a pouco se tornou comum o uso do vocábulo como adjetivo de natureza técnica e descritiva, quase sinônimo de 'ortodoxo'."
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III - Walker (Op. Cit. p. 121) nos adverte que no começo do século III, os clérigos  eram claramente distinguidos dos leigos. Presbíteros escolhiam, bispos vizinhos ratificavam e a congregação os elegia. Processo um pouco similar aos concílios pastorais (na segunda e terceira ações).

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IV - O imperador Diocleciano inicia o século com forte perseguição contra a igreja e o cristianismo... Os       que o seguiram nao foram muito diferentes...
- Depois de uma série de batalhas pelo poder, Constantino tornou-se imperador.
- Ele torna o cristianismo a "religião oficial" do império.
- Ocorre a paganização da igreja (pertencer à igreja não garante a qualidade de vida do crente, que advém de uma vida de santidade e devoção a Deus).                                                                          
- Época em que os Pais Apostólicos se tornam o "Magistério Oficial" da igreja, época dos grandes concílios. O maior concílio da história da Igreja: O concílio de Nicéia.
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V-em diante    Durante toda a Idade Média, a "Tradição da Igreja" foi colocada como "A voz da razão". 
                    - Na história, este período é conhecido como a época das "trevas".
                     - Período de Inquisições, mortes violentas por "heresia", condenação dos que ousavam levantar a voz contra o que a Igreja estabeleceu como verdade, por exemplo, Galileu Galilei, Copérnico etc.
                     - Livro (ou  filme) que fala do período: O Nome da Rosa...
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