quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O SER HUMANO - parte final

É por isso que o estudo da lição de 16 de janeiro da Revista Dialogo e Ação é premente e propicio. Ele mostra o valor único do ser humano, à luz do seu Criador, que lhe transmitiu seu caráter (imagem e semelhança). Além do homem, não há supra-humanos vampiros e lobos, que variam de humor e caráter, mas:

a) Uma ordem de anjos decaídos, seguidores de Lúcifer, que "andam em derredor procurando a quem possam tragar", embora não possamos vê-los, tocá-los ou senti-los. Vivem para destruir a criação e usam as "estruturas deste século" para fazê-lo;

b) Uma ordem de anjos que estão a serviço de Deus como "espíritos ministradores", embora não possamos vê-los, tocá-los ou senti-los;

c) O Deus Criador, eterno, infinito, santo, justo, perfeito e bom, que criou todas as coisas pela Palavra do seu poder, e a nós, seres humanos, em sua sabedoria, para glorificá-lo como Senhor e para ter comunhão com ele. Aquele cujo Espírito nos dá vida, sustenta e preserva. Aquele cujo amor o levou a "encarnar" na Pessoa do Filho, para propiciar a redenção e a reconciliação dos pecadores.

A lição termina com uma nota sobre a natureza "holística" (integral) do homem, corpo-alma-espírito, fugindo do conceito de uma "alma dentro de um corpo", como o fazem os espíritas e os reencarnacionistas. O homem é "alma vivente", alguém que sente fisicamente (corpo), espiritualmente (alma) e mentalmente (emoção).

A lição para mim (pastor Davi):
  • O que sou, faço e tenho, sou, faço e tenho por causa de Deus e para ele.
  • Minha beleza está em reproduzir o caráter de Deus (interior) sem descuidar da aparência (sou templo de Deus, tenho que me embelezar).
  • Quero me ver como sou, realmente, um pecador regenerado, mas um pecador, carente de Deus, de sua glória e graça. 
  • Quero que os outros me vejam como me mostro para Deus, para que entendam como Deus é bom para mim e como é bom ser como ele, santo.
Bom estudo.

Nenhum comentário: