quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O SER HUMANO - parte 1

No que se refere à lição de 16 de janeiro, os adolescentes procurarão responder à pergunta
"O que é o homem?"

O autor da lição preocupa-se em chamar à atenção do público-leitor (e o faz prontamente) com a citação de  best sellers (livros que compõem a lista dos meis vendidos) que tornaram filmes e parecem ser "febre do momento" entre os teens (geração adolescente, a partir do inglês).

A sugestão da revista do professor, de um bate papo de abertura sobre os livros e filmes, precisa de um direcionamento, senão, ficará por conta da "fanatismo hollywoodiano" (essa coisa meio áurea da beleza e sexualidade exacerbada das estrelas, que têm verdadeiras legiões de "fãs"), o que deve ser evitado, pois o "tumulto" desvirtuará o objetivo da lição.

Apenas três perguntas deveriam dirigir o bate-papo, para não perder o tempo da aula:
1) Quais as espécies citadas na ficção (R.: Humana e Supra-humana - vampiros "originais", e mutações de homens vampiros e homens lobo).
2) Como se sente a espécie humana em relação à supra-humana? (R.: Inferior, fraca, subserviente, vitimada etc.)
3) Será essa ficção supra-humana uma projeção dos nossos maiores anseios, como homens: liberdade, força, poder, controle etc.? (R.: Penso que sim)

Continua...

Nenhum comentário: