segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Comentando a lição de 26 de SETEMBRO - DIALOGO E ACAO

A ultima lição do trimestre para a revista de adolescentes é
Checando os modelos

RESUMO DA LICÃO:

1) Devemos checar os modelos que estamos seguindo.
2) Devemos fazer do amor a base de nossa vida.
3) O bom procedimento vem de um coração que se nega a si mesmo e se entrega de modo integral ao Senhor. Daía em diante, naturalmente, a pessoa começa a produzir bons frutos.

Texto bíblico: 3João 9-15

Texto para memorizar: 1Coríntios 11.1

Nesse estudo poderemos identificar modelos de comportamento cristão na terceira epístola de João; Reconhecer o padrão de conduta do crente na pessoa de Jesus; Discernir entre bons e maus modelos de comportamento na vida cristã; Escolher agir de modo correto, vivendo para imitar Jesus.

Na dinâmica inicial poderemos perceber que os modelos da sociedade atual são superficiais, estereótipos externos, de aparência.

Parte 1

Identificar a liderança que exerce uma influência negativa na terceira epístola e relacionar com acontecimentos recentes na história da igreja.

EXEMPLO BIBLICO - Diótrefes - Só gostava do primeiro lugar; impunha a sua vontade; não recebia obreiros em seu lar e impedia que os irmãos praticassem o bem; usava de força para macular o caráter dos apóstolos; excluía da igreja os que não pensavam como ele

Resposta:

Para exemplificar, situações COMPLICADAS do cotidiano das igrejas que se dizem cristãs:
1) Igreja católica - casos de pedofilia por sacerdotes da igreja;
2) Igrejas neopentecostais - Algumas estão sendo processadas pelo Ministério Público por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha
Usar vídeos do YouTube.com que tratam desses casos.

PARTE 2

Identificar a liderança que exerce uma influência positiva na terceira epístola de João e relacionar com acontecimentos recentes da história da igreja.

Liderança de influência positiva
Demétrio - Tinha atitude de servo; era humilde e comprometido com a causa; procurava imitar o Mestre Jesus; praticava o bem.


Para exemplificar, PERCEBER lideranças seriamente comprometidas com o caráter do evangelho e sua submissão a Jesus Cristo e sua Palavra.

Ddesafios e reflexão pessoal:

• Nossas igrejas precisam de sabedoria espiritual e de dependência integral do Espírito para poderem detectar imediatamente os elementos desestabilizadores e manipuladores;
• Precisamos deixar Cristo ser a cabeça da igreja, seu líder mor, no exemplo e no caráter imitado pelos verdadeiros líderes que Deus convocou e de uma membresia santa.

INFORMAÇÕES
COMPLEMENTARES

Tema e propósito de 3João

O enfoque de atenção, na terceira epístola de João, é sobre certa disputa eclesiástica.
O lugar de residência dos destinatários é desconhecido. O mais provável é que fosse na região em torno de Éfeso.
João enviou a epístola a Gaio com as seguintes finalidades:
   • Elogiar a hospitalidade de Gaio pelos “irmãos” (provavelmente, mestres itinerantes enviados por João);
   • Censurar a Diótrefes, um mestre da igreja local que se impunha como “superior”, por sua falta de hospitalidade para com os “irmãos”, por seus métodos ditatoriais e por sua oposição à autoridade apostólica de João;
   • Elogiar a Demétrio, provável portador da epístola. Demétrio pode ter tido necessidade dessa recomendação, porquanto estava de mudança da igreja de Éfeso, com a qual o apóstolo João estava associado, para a igreja onde Gaio era membro (comparar com a recomendação proporcionada a Febe, em Romanos 16.1,2), ou então por ser Demétrio um dos pregadores itinerantes a quem Diótrefes costumava recusar hospitalidade.
Na verdade, Diótrefes expulsara da igreja local os membros que ousassem oferecer alimentos e abrigo àqueles pregadores itinerantes. João, também, indica que havia escrito uma outra epístola à igreja inteira da qual Gaio fazia parte (v. 9). Essa outra epístola pode ser a segunda epístola de João, ou a epístola circular de 1João ou ainda uma epístola que não chegou até nós.
O décimo versículo contém a ameaça de uma visita pessoal de João, para efeito de uma confrontação direta com Diótrefes.

Esboço da carta:

Tema: uma disputa eclesiástica

Introdução (v.1)

1. Elogio a Gaio por sua hospitalidade para com pregadores cristãos itinerantes (v.2-8)
2. Condenação da rebeldia de Diótrefes contra a autoridade apostólica de João e a sua recusa de acolher pregadores cristãos itinerantes (v.9-11)
3. Elogio a Demétrio, provável portador da epístola e enviado de João (v. 12)

Nenhum comentário: