quinta-feira, 29 de abril de 2010

Diálogo e Ação - 2 de maio - Lição 5 (Temas para discussão em classe)

Seguindo a sugestão de uma sábia adolescente de Queimados chamada Raquel, eis alguns temas que podem nortear debate ou discussão em classe, no próximo domingo.

Lição: A surpresa dos sete Selos
Apocalipse 5.1-14; 6.1-7; 8.1-5

Temas para serem desenvolvidos pelos alunos, sob a forma de debate ou discussão:

1) Selo na Bíblia é imagem para

a) Propriedade
b) Pureza de conteúdo (conteúdo não adulterado)

COMENTANDO:

Sobre essa vida de pureza, o professor pode propor a leitura silenciosa e a discussão do texto da seção para ser sal, na última página da revista do aluno. Ali se afirma que essa pureza produzida pela vida de santificação é uma exigência de Deus para o salvo. Também, conceitua-se santificação: diferenciar-se dos que, seguindo o padrão de conduta do mundo, acabam na contramão da vontade de Deus.


Discussão: 
O que nos dá a certeza de sermos "propriedade de Deus"?
Uma das palavras bíblicas para indicar essa propriedade é "servo" ou "escravo". Como se dá essa relação de servidão do crente com Deus?

COMENTANDO:
Deus nos comprou na cruz do Calvário, com o seu sangue. Não nos pertencemos mais, e sim a ele. Servidão, no caso do salvo, é uma escolha voluntária. O mais importante é destacar a diferença de ser escravo do pecado e ser servo de Deus; fomos transportados do reino das trevas para o reino da luz. O servo é um cidadão dos céus.
 

2) A abertura dos selos é no Apocalipse uma descrição vívida de uma sequência de graves acontecimentos que hão de ocorrer antes da volta de Cristo. Que exemplos podemos perceber desses "sinais" do fim nos dias atuais?

COMENTANDO:
Imagens que vemos em diversos pontos do mundo: ganância e opressão, guerras e morte, miséria e fome (o presente século mau). Conjugada com a visão de João, Cristo - Messias como leão (imagem de vencedor, pela conquista realizada na ressurreição, sobre a morte e o mal... sete olhos, sua onisciência... sete chifres, sua onipotência... Deixa a entender que ele vai restaurar nossa condição, no momento certo...

3) Estar "selado" por Deus é o mesmo que "protegido". De que e de quem Deus nos protege hoje? 

COMENTANDO:
Além de proteger das hostes espirituais da maldade, creio aue ele nos protege de nos mesmos, de nossa condição pecaminosa... Ele é maior do que os nossos problemas.

4) A abertura do sexto selo aponta para o juízo divino sobre o pecado. Quem haverá de passar por esse escrutínio (juízo)?

COMENTANDO:
Os salvos serão colocados diante do que Paulo chama em Coríntios de o "tribunal de Cristo" (nossas obras e galardão dependem desse julgamento... difícil dizer se será um julgamento "literal" ou se é parte do mesmo juízo final em que Deus vai separar salvos e perdidos.


5) O sétimo selo é descrição de uma pausa (interrupção) para anunciar outra sequência de visões: as sete trombetas. Como se dá essa pausa para reflexão diante de Deus hoje?


COMENTANDO:
Pela oração... a vida devocional depende dessa parada para avaliar a vida e as opções, de modo a viver de acordo com a vontade de Deus.


Observação: Se todos os alunos leram e estudaram a lição, essas perguntas e a dinâmica de discussão deve ocupar quase todo o tempo da aula. Mas se a lição ainda precisa ser apresentada, melhor seria escolher uma ou duas apenas.

Abraços,

2 comentários:

Unknown disse...

As sugestões de perguntas para o debate estão ótimas, contudo senti falta dos comentários específicos sobre os tópicos da lição, como nos estudos anteriores.
Se fosse possível conciliar os dois - perguntas e comentários - seria ótimo!

Grata, Carla Fernandes.

pastordfc disse...

Agradeço, querida Carla, a sugestão.
Abraços,

PrDavi
JUERP,RJ