terça-feira, 27 de abril de 2010

Como afetamos nossos alunos e eles nos afetam

Há três áreas específicas que interferem no ensino-aprendizagem. Professores e alunos são afetados e afetam-se:

1) Física  e fisiologicamente: tom de voz, gestos e expressões, uma palavra mal dirigida (não me atreveria a dizer “mal intencionada) podem causar mal estar físico em nossos alunos. Melhor será se nos dirigirmos aos alunos num tom amoroso, respeitador.

2) Emocionalmente: muitos parecem não se preocupar com a desmotivação geral,  com a evasão escolar, com a ausência de interesse e de participação. Esses são sintomas emocionais importantes. Devemos conversar, em particular, para descobrir o que está acontecendo.
Devemos mostrar entusiasmo e, assim, mexer com os alunos, positivamente. Uma palavra de estímulo e de aprovação sincera vale ouro para quem se sente “por baixo”.

3) Espiritualmente: É nossa responsabilidade cuidar, principalmente, dos novos crentes que aprendem conosco. Muitos professores insistem em destacar aspectos negativos em vez de propor algo “edificante”. Aqui vale o “Testemunho pessoal” (eles estão de olho na gente) e a oração intercessora (com eles e por eles).

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