sexta-feira, 12 de março de 2010

AUXILIOS DIDATICOS: APOCALIPSE

João trata no Apocalipse do cultivo da vida interior, quando insiste com as igrejas para as quaais escreve, que se mantenham fiéis a Deus, a despeito de tudo.

Ha 4 aspectos na vida interior saudável do homem, que precisamos considerar (à luz de Provérbios 4.23-27):

(1) Seu coração (mente, intelecto, alma) precisa ser cultivado. Assim, cabe ao crente produzir estímulos mentais que sejam propícios à atuação do Espírito de Deus.

- leia mais (mas com qualidade) e repense a vida à luz das novas informações, principalmente, se estiver lendo a Bíblia.

- Seja positivo, pense com a esperança do evangelho, sabendo que tem um Deus cuidando de você, a cada instante.

(2) Seus lábios (o falar, as conversas diárias e, numa paráfrase moderna, o que falamos com os dedos do teclado, nas redes sociais) precisam ser guardados. Li, recentemente, numa dessas redes, uma interrupção no diálogo por uma pessoa que escreveu: “Eu te odeio!” para a outra que gerencia seu espaço. Não usou a voz, mas disse. Um exemplo perfeito de crente que não guarda os lábios... Não podemos usar a oportunidade divina para abençoar e fazer o contrário.

(3) Seus olhos (janela para o mundo, ponto de encontro das imagens e representações culturais que nos influenciam) precisam ser guardados. Não agir assim produz inveja, ciúme, adultério e tantos outros pecados que têm origem na concupiscência (desejo irrefreável) dos olhos. Precisamos aprender a nos conter, para o nosso próprio bem.

(4) Seus pés (os rumos que damos à vida, nossos caminhos e ideologias) precisam ser guardados.
Isso significa saber quem somos (filhos de Deus) e o que estamos fazendo aqui, qual a nossa missão. Não podemos nos desviar do propósito de Deus.

Pastor Davi

JUERP, RJ

Nenhum comentário: