João trata no Apocalipse do cultivo da vida interior, quando insiste com as igrejas para as quaais escreve, que se mantenham fiéis a Deus, a despeito de tudo.
Ha 4 aspectos na vida interior saudável do homem, que precisamos considerar (à luz de Provérbios 4.23-27):
(1) Seu coração (mente, intelecto, alma) precisa ser  cultivado. Assim, cabe ao crente produzir estímulos mentais que sejam  propícios à atuação do Espírito de Deus.
- leia mais (mas com qualidade) e repense a vida à luz das novas  informações, principalmente, se estiver lendo a Bíblia.
- Seja positivo, pense com a esperança do evangelho, sabendo que tem um  Deus cuidando de você, a cada instante.
(2) Seus lábios (o falar, as conversas diárias e, numa  paráfrase moderna, o que falamos com os dedos do teclado, nas redes  sociais) precisam ser guardados. Li, recentemente, numa dessas  redes, uma interrupção no diálogo por uma pessoa que escreveu: “Eu te  odeio!” para a outra que gerencia seu espaço. Não usou a voz, mas disse.  Um exemplo perfeito de crente que não guarda os lábios... Não podemos  usar a oportunidade divina para abençoar e fazer o contrário.
(3) Seus olhos (janela para o mundo, ponto de encontro das  imagens e representações culturais que nos influenciam) precisam ser  guardados. Não agir assim produz inveja, ciúme, adultério e tantos  outros pecados que têm origem na concupiscência (desejo irrefreável) dos  olhos. Precisamos aprender a nos conter, para o nosso próprio bem.
(4) Seus pés (os rumos que damos à vida, nossos caminhos e  ideologias) precisam ser guardados. 
Isso significa saber quem somos (filhos de Deus) e o que estamos fazendo  aqui, qual a nossa missão. Não podemos nos desviar do propósito de  Deus.
Pastor Davi
JUERP, RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário