São ações pedagógicas imprescindíveis para o ensino do Apocalipse:
* Apresentar informações históricas sobre o período de produção do livro, o último quarto do I século (tais como cronologias, lista de imperadores e governadores romanos, mapas da Ásia Menor, definição de grupos especiais de pessoas, moedas romanas e sistema monetário, notas arqueológicas sobre a Ásia Menor - atual Turquia - à época).
* Conhecer as diferentes estruturas literárias do texto a ser estudado e seu uso (poesia, profecia, hino, carta).
* Estar de posse das definições dos termos técnicos e teológicos (por exemplo, Alfa e Ômega, Leão de Judá etc.) para discussão breve de sua importância na vida dos alunos.
* Coletar citações de comentários e autores relevantes que podem oferecer pistas dos significados presentes nos textos em discussão.
* Afixar, à medida em que as aulas forem ocorrendo, imagens e fotos que ilustram as passagens estudadas. São relevantes para a análise do contexto histórico e interpretação bíblica.
* Apresentar as principais vertentes de interpretação que tenham ampla aceitação entre os estudiosos. No caso, a escolha do método de interpretação pressupõe o resultado. Por exemplo, com relação ao milênio, as correntes diferem radicalmente (pre-milemismo, amilenismo, pós-milenismo).
Pastor Davi Freitas
Rio de Janeiro, RJ
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