terça-feira, 5 de janeiro de 2010

AUXÍLIOS DIDÁTICOS: ensinando o Apocalipse

São ações pedagógicas imprescindíveis para o ensino do Apocalipse:

* Apresentar informações históricas sobre o período de produção do livro, o último quarto do I século (tais como cronologias, lista de imperadores e governadores romanos, mapas da Ásia Menor, definição de grupos especiais de pessoas, moedas romanas e sistema monetário, notas arqueológicas sobre a Ásia Menor - atual Turquia - à época).

* Conhecer as diferentes estruturas literárias do texto a ser estudado e seu uso (poesia, profecia, hino, carta).

* Estar de posse das definições dos termos técnicos e teológicos (por exemplo, Alfa e Ômega, Leão de Judá etc.) para discussão breve de sua importância na vida dos alunos.

* Coletar citações de comentários e autores relevantes que podem oferecer pistas dos significados presentes nos textos em discussão.

* Afixar, à medida em que as aulas forem ocorrendo, imagens e fotos que ilustram as passagens estudadas. São relevantes para a análise do contexto histórico e interpretação bíblica.

* Apresentar as principais vertentes de interpretação que tenham ampla aceitação entre os estudiosos. No caso, a escolha do método de interpretação pressupõe o resultado. Por exemplo, com relação ao milênio, as correntes diferem radicalmente (pre-milemismo, amilenismo, pós-milenismo).

Pastor Davi Freitas
Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário: