terça-feira, 26 de junho de 2012

AS MARCAS DE JESUS - parte 1/9

As MARCAS de Jesus (Consequências de nossa escolha de vida)

Texto 1/9 - A declaração de Paulo “Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus” (Gl 6.17) sempre me conduziu a uma reflexão sobre o significado de dizer-se cristão num mundo cada vez mais secularizado.
Depois de ter lido Paulo, foi a descoberta e a leitura da carta de Inácio de Antioquia, um importante bispo que também escreveu aos Romanos, que me abriu os olhos para essa questão.
Como afirmou Paulo, e também Inácio, insisto, amados, que ser cristão é ser liberto do pecado para servir a Deus, pela fé em Jesus Cristo.
Durante essa pequena jornada literária, vamos comentar sobre a vida de Paulo: apesar de toda a grandiosidade de seu pensamento e do trabalho missionário deste apóstolo em prol das primeiras igrejas cristãs, ele foi muito injustiçado. Falsos líderes e crentes imaturos perverteram o seu ensino e o perseguiram. Seus opositores eram judeus, cuja religiosidade se sustentava em rituais e atos cerimoniais exteriores. Um destes atos (a circuncisão) deixava uma marca física no corpo de cada homem.
Paulo afirma que a “aparência na carne” (6.12) e a “glória na carne” (6.13) não são as marcas deixadas por Jesus em nós. Resulta daí que nós, cristãos, não precisamos de rituais e atos cerimoniais exteriores, e sim da religião interior (cujo fundamento é o amor – 5.14) provocada pelo encontro com o Salvador.
A pergunta, para todos aqueles que congregam sob qualquer liderança pastoral, é: podemos afirmar como Paulo, que trazemos no corpo as marcas de Jesus? Ou seja, podemos dizer que a partir de Jesus, vivemos de uma maneira nova, diferente e melhor? (6.15) Esperamos que sim!


Nenhum comentário: