sexta-feira, 4 de maio de 2012

LUZ PARA O LAR CRISTÃO - Parte 1


  “Seja Luz” – diz o cartaz promocional da Junta de Missões para os Batistas neste 2012.                          
A família é a ênfase Batista para o mês de maio, logo, convém-nos uma exposição breve de como podemos ser luz em nossos lares.

  Primeiro, para viver debaixo da luz de Cristo a família precisa evitar todas as formas de idolatria – que representa o “...coração [que] se desvie do SENHOR nosso Deus, para que vá servir aos deuses destas nações...” (Dt 29.18). Se Deus for nossa prioridade, a qualidade de vida familiar aumentará exponencialmente: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).
   Segundo, para viver debaixo da luz de Cristo precisamos cuidar com carinho de nossos familiares, pois “...se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (1Tm 5.8). Nossos relacionamentos familiares precisam ser exemplares e verdadeiros testemunhos do evangelho que pregamos.
  Terceiro, para viver debaixo da luz de Cristo precisamos lutar pelos nossos parentes à semelhança do que fez Noé, preparando-se para sobreviver ao dilúvio: “...temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.”
  Quarto, para viver debaixo da luz de Cristo precisamos proteger nossa família de prevaricadores e céticos: “Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa...” (2Jo 1.10a). Isso significa fechar as portas para programas pecaminosos de TV, sítios pornográficos da internet, conversações tolas (fofocas e conversas imorais) e não apenas cerrá-las aos “religiosos” que se achegam a nós, visando converter-nos.
  Finalmente, para viver debaixo da luz de Cristo, precisamos fazer do amor e da comunhão as virtudes cardeais, seja na família seja na sociedade em geral: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” e “Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço” (1Jo 2.10).
Façamos de nossas famílias um ambiente propício para a contínua iluminação espiritual, como afirmou Jesus: “Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz...” (Jo 12.36a).

prdavifreitas.blogspot.com – pastordfc@gmail.com

Nenhum comentário: